22 novembro 2008

Pop # 4 - Aztec Camera - “High Land, Hard Rain” (1983 Rough Trade)

Precisamente, em Janeiro de 1980, um miúdo, Roddy Frame, fundava os Aztec Camera. Estes gravitariam sempre à volta das suas visões muito especiais e da sua qualidade de composição.
A inovadora e complicada miscelânea de “pop”, “rock”, “jazz”, “folk”, que caracterizava o som dos Aztec Camera, faz com que o grupo chame a atenção da jovem independente editora Postcard, que edita os seus primeiros dois singles. O percurso iria prosseguir na Rough Trade, que edita os singles seguintes, “Pillar To Post” e “Oblivious”. Ambos atingem os topos das tabelas “indie” e tornam-se numa das melhores promessas da “pop” escocesa.
Tudo isto fez com que a expectativa que rodeava o seu disco de estreia fosse enorme. E “High Land Hard Rain” não iria desiludir ninguém.
Uma exalação de ar fresco aquando da sua edição (uma terrível altura para a “pop”), era musicalmente vibrante e extremamente único, para além de ser incrivelmente super-produzido para o período (penso que só “Skylarking” dos XTC poderá ser alvo de comparação).
As canções eram ricas em melodia, baseadas em deslumbrantes arranjos e texturas vocais, apoiadas nas assombrosas letras, extremamente comoventes, que expunham sem enfeites as ansiedades da juventude (“The Boy Wonders” é um belo exemplo).
A isto acrescenta-se a capacidade inata de Roddy Frame na guitarra e um puro e total entusiasmo que faltava a muitas bandas.
_

4 comentários:

prozac disse...

obrigado pelo excelente texto sobre CV ali em baixo. Há tanto por explorar. Não é um começo mas dos 3 só tenho code e fiquei muito entusiasmado!

M.A. disse...

Um tratado pop que ainda oiço com grande assiduidade. Só tenho pena que, nos tempos que correm, em que os CTT fazem de tudo menos entregar cartas, canções como "We could send letters" percam algum do seu significado. Se é que me fiz entender... :)

Abraço

Shumway disse...

M.A. : se te entendo...se te endendo...

Prozac: Obrigado pela leitura atenta. A carreira dos CV foi tão inovadora e teve tantas etapas que é dificil de explorar. Vamos aos poucos...mas a recompensa é grande...

Abraço

prozac disse...

Ainda vou recebendo algumas cartas:)