03 março 2008

My Favorites # 7 - The Afghan Whigs - “Gentlemen” (1993 Sub Pop/Elektra)

“Gentlemen”, para além de provavelmente ser o ponto mais alto da carreira dos The Afghan Whigs, é portador de uma dúbia distinção: é sem dúvidas o disco mais negro dos anos 90.
Greg Dulli e os seus rapazes, gravaram um disco impecável: um pesaroso, vingativo holocausto romântico, que audaciosamente infunde todas as cruas emoções da música “soul” dos anos 60, com as tumultosas guitarras do rock moderno.
Mas só um testamento assim tão corajoso e verdadeiro, poderia pronunciar com clareza toda a perturbação emocional presente nestas canções, impressionantemente belas como a sublime e penosa “Be Sweet”.
Como outras favoritas temos “Debonair”, e o papel disfuncional que ocupamos nas nossa relações, “What Jail Is Like” uma poderosa descrição do que é estar preso entre culpa e prazer visceral, e esse hino ao desejo e ao vício que é “Fountain and Fairfax”.
“Gentlemen” é um mapa misterioso para os caminhos baldios dos corações despedaçados. – e sangra brilhantemente.

2 comentários:

M.A. disse...

De entre uma discografia sem mácula, escolher um preferido é tarefa ingrata. No meu caso, tal como no teu, por obra e graça dessa CANÇÃO chamada "Debonair", inclino-me também para este "Gentlemen".
Btw, já ando a ouvir o "Saturnalia". Como esperado, está brutal!

Abraço

Joe disse...

Na discografia dos whigs o meu coração balança entre este e o 1965. É uma das grandes bandas dos 90's, ainda a aguardar o devido reconhecimento. Mas ele há-de chegar.
só ouvi uma vez o saturnalia, e pareceu de facto estar poderosíssimo.
abraços