14 janeiro 2010

Rock # 11 - Archers Of Loaf - “Icky Mettle” (1993 Alias)

Infelizmente os Archers Of Loaf sempre pareceram perdidos no dilúvio da enorme corrente de “música alternativa” que surgiu no início da década 90 nos Estados Unidos.
O seu inquietante e desordenado “indie-rock”, é muita vezes comparado com o dos Pavement, mas sonoramente estão mais próximos dos seus conterrâneos da North Carolina, Superchunk e Polvo pelo choque entre “noise-pop” e “ pós-punk”, ou mesmo dos Dinosaur Jr., pela capacidade enérgica.
O seu abrasivo e impetuoso disco de estreia, “Icky Mettle”, está repleto de energia e fúria. São as penetrantes, abruptas e triturantes guitarras que comandam, mas com a sólida secção rítmica (composta pelo baixista Matt Gentling e pelo baterista Mark Price), a grudar conjuntamente toda a potente confusão. E através da impressionantemente extenuada voz do vocalista Eric Bachmann, surgem as disfuncionais, rancorosas e impenetráveis letras que abordam gloriosamente a vida na sociedade moderna.
Ecléctico, torna-se difícil destacar algum tema, mas pessoalmente continua-me a fascinar a persistente atracção de “Web In Front”, a inflexível “Last Word”, a dupla artilharia de guitarras presente em “You And Me”, a ríspida energia de “Fat”, a ardente “Learo, You’re A Hole”, a genial “Toast”, ou a áspera “Backwash”.
Nos três discos seguintes iriam por variadas razões evoluir sonoramente, mas “Icky Mettle”, é ainda hoje obrigatório para a compreensão do “indie-rock” nos anos 90.
_

2 comentários:

M.A. disse...

Infelizmente, e apesar das facilidades de acesso existentes hoje em dia, muito do bom indie-rock norte-americano (dos 80s, 90s e até dos 00s) ainda permanece desconhecido de muita boa gente. Os Modest Mouse tiveram a sorte de lançar uns singles orelhudos já nesta década para que fossem notados. Já os Shins, na Europa, nem o fenómeno "Garden State" lhes valeu, e tiveram de esperar pela explosão blogosférica para serem notados. Quanto aos Built to Spill, que lançam uma obra-prima a cada novo álbum, continuam a ser um segredo bem guardado. Sem querer desencorajar este "nosso" árduo "trabalho", duvido que os Archers of Loaf, que até já não existem, venham a ser redescobertos por alguém que ainda não os conheça, mas é pena...

Abraço!

Shumway disse...

Não posso deixar de concordar contigo, realmente o "nosso" trabalho de divulgação é muitas vezes inglório, pois as "tendências" muitas vezes andam completamente do lado oposto.

Mas tenho de continuar na luta, pois senão fosse assim, tinha de acabar o blog, ou escrever sobre os Vampire Weekend :-)

Abraço