10 setembro 2007

Singles # 5 - The Smiths – “How Soon Is Now?” (1985 Rough Trade)

Será sem dúvidas a canção mais famosa dos Smiths (aqui foi-o) que no entanto surgiu primeiro em 1984 como o lado B do single "William, It Was Really Nothing".
“How Soon Is Now?” é uma das canções mais “rock” da banda, com uma sonoridade única, na forma como entrelaça as longas partes instrumentais (inesquecível aquele riff/vibrato de guitarra) com as sublimes partes vocais de Morrissey.
A letra é das mais introspectivas que Morrissey escreveu, treatricamente amarga.
Esta seria a base do som dos Smiths: as melodias de Johnny Marr e as letras de Morrissey, histórias de desilusão, desamor e inadequação aos tempos modernos.
Os Smiths gravaram várias obras-primas, mas nenhuma tão perene como esta.
Um hino da música alternativa dos anos 80.

Video

6 comentários:

M.A. disse...

Com toda a influência que os Smiths tiveram na música pop que lhes sucedeu, poderá hoje haver muita coisa semelhante. Mas, à data, tanto as malhas de Marr, como a forma de cantar de Morrissey, eram algo de novo, diria mesmo vanguardista!

Joe disse...

Não sei se será a canção mais famosa dos Smiths (o Bigmouth é capaz de ser mais conhecida), mas não tenho dúvidas que é a preferida dos fãs (whatever that means...) Além de ter arrebatado a medalha de ouro no troféu April Skies, também era a 1ª numa lista da Uncut publicada há uns meses. E é uma canção singular na obra dos Smiths, muito fora do estilo da banda. Lembro-me de o Marr dizer que estava a tentar fazer uma coisa do tipo "os Gun Club a tocar uma música dos Credence Clearwater Revival" :)
Abraço

Spaceboy disse...

uma das canções mais importantes para mim e que mais me marcaram.

Anónimo disse...

Foi a música que me introduziu à magia dos Smiths.
Por isso será sempre especial.

Fernando

O Tipo disse...

Está lá em casa religiosamente guardado, ainda me lembro quando o comprei. Brutal.

O Puto disse...

Arrepiu-me sempre que a ouço.