08 outubro 2007

Singles # 6 - M/A/R/R/S – “Pump Up The Volume” (1987 4AD)

Uma colaboração proposta por Ivo Watts-Russell, líder da 4AD, iria criar um dos discos mais importante da história da música de dança, e do “sampling” em particular. Acabou por ser um êxito global, tendo sido re-editada por mais de dez vezes, e proporcionou à 4AD um sucesso inesperado.
Consistiu na junção de duas bandas que na altura faziam parte do catálogo da casa: A.R. Kane e Colourbox (o nome é composição das iniciais dos nomes dos envolvidos), com os DJ’s Dave Dorrell e C.J. Macintosh (responsáveis pela selecção dos “samplers”, pelos “scratchs” e efeitos sonoros).
Importante seria o trabalho destes últimos ao realizarem a mistura principal, utilizando cerca de 250 samples para o efeito, com a base principal de “Pump Up The Volume” a ser retirada de "I Know You Got Soul" de Eric B & Rakim. Incluía ainda outros extractos de faixas como “Say Kids, What Time Is It?” dos Coldcut, “Im Nin'Alu" de Ofra Haza, ou “Funky Drummer” de James Brown. Mas também incluía 3 segundos “samplados” de “Roadblock” dos Stock Aitken & Waterman, que não foram “legalizados” para uso, e que criou problemas na edição do disco, e nos consequentes “royalties”.
Na altura foi fundamental ao providenciar a ligação entre o som “retro” do “rare groove” com a nova corrente de música baseada em “samplers” oriunda dos Estudos Unidos.

4 comentários:

M.A. disse...

E o bom filho à casa torna! Espero que as férias tenham sido férteis em boas aquisições.
Quanto a este tema, apesar de soar hoje um bocado datado, foi um marco na história da dance music, como dizes. Terá sido também um tubo de ensaio para as aventuras posteriores dos A.R. Kane, uma das bandas mais inovadoras (e mais esquecidas!) do seu tempo.

Abraço

Shumway disse...

Certamente os A.R.Kane terão o seu post, pois o 69 é um dos meus discos favoritos.
Tenho de o ir buscar à prateleira, já não o ouço há bastante tempo :)
Abraço

Olavo Lüpia disse...

apesar de não ser um entusiasta acérrimo da música de dança, esta música faz parte do meu imaginário, assim como o clip. tinha 10 anos.
é engraçado que, de vez em quando, lembro-me desta música e pergunto a amigos se também se lembram. normalmente, olham para mim como se eu fosse um atrasado mental e dizem qualquer coisa como: "então, faz fresquinho, hã? Nunca mais vem o tempo quente...».
a minha mente bloqueia-me as situações de humilhação pública, mas tenho a ideia de que acabo sempre só, virado para a parede, a balouçar-me freneticamente enquanto balbucio qualquer coisa em aramaico.
obrigado pelas lembranças. também te linkei.
um abraço.

O Puto disse...

Sempre achei curioso que este tema tenha tido a sua génese na casa 4AD.