07 julho 2008

Singles # 15 - Mudhoney – “Touch Me I’m Sick” (1988 Sub Pop)

O disco que marcou a história da Sub Pop. Curiosamente lembro-me bem que a primeira vez que ouvi falar deles foi através do nosso Peel, o carismático António Sérgio, que passou no Som da Frente, a versão que os Sonic Youth (na altura já favoritos cá da casa) fizeram para este tema e a seguir a que estes fizeram para “Halloween” dos primeiros.
Independentemente de classificar-mos a sua sonoridade de “grunge” ou “guitar-noise”, esta foi uma das mais importantes bandas do movimento independente que cresceu em Seattle na segunda metade doa anos 80.
As suas origens estão nos lendários Green River, a primeira banda dos guitarristas Mark Arm e Steve Turner, que incluía ainda Stone Gossard e Jeff Ament, futuros Mother Love Bone e actualmente Pearl Jam.
Fecharam-se num estúdio com Jack Endino e misturando o “hardcore” dos Black Flag com a gloriosa brutalidade dos The Stooges, criaram um som brutal e explosivo, baseado no deformado “riff” de guitarra, extremamente distorcido através de um pedal de distorção Big Muff, acompanhado pelo brusco baixo de Matt Lukin e pela frenética bateria de Dan Peters. Como complemento as obscenas letras de Arm evocam enfermidade e repugnância.
Os Mudhoney seriam a inspiração para um jovem Kurt Cobain, que esperava um dia produzir discos que acumulasse o mesmo ímpeto emocional.
_
Mudhoney - Touch Me I'm Sick (Live - Video)

Mudhoney - Touch Me I'm Sick

3 comentários:

Olavo Lüpia disse...

Trivia insignificante: no filme "Singles" (1992), a banda da personagem representada por Matt Dillon, os Citizen Dick (com Stone Gossard na guitarra, Jeff Ament no baixo e Ed Vedder na bateria), tinha como single a música Touch Me I'm Dick (que era a versão 'chapada' (adulterada) da que aqui postaste)...
Abraço.

M.A. disse...

Lembro-me como se fosse hoje da 1.ª vez que ouvi este tema: um autêntico murro no estômago.
Por acaso tenho vindo a constatar que a música tem perdido este dom de me surpreender. E não me parece que seja só da idade... :)

Abraço

Shumway disse...

M.A.: Eu também tenho tido essa sensação.
Já pouco me surpreende, mas sempre associei que era da idade aliada ao facto de já ter ouvido muita música ao longo deste ultimos 25 anos.

Abraço