06 novembro 2008

Do fundo da prateleira # 12 - Opal - “Happy Nightmare Baby” (1987 SST)

O único disco de originais dos Opal, deu cobertura à narcótica aventura amorosa que o guitarrista David Roback (ex-Rain Parade) e a vocalista-baixista Kendra Smith (ex-Dream Syndicate) iriam procurar refinar nos seus projectos subsequentes – Roback nos Mazzy Star, Smith na sua carreira a solo.
Entre primitivos e flutuantes “drones” de guitarra e brilhantemente aveludados e lamentosos “riffs”, foi um dos poucos discos que emergiu do movimento designado como Paisley Underground que realmente se salvou, desse conceito prometedor de um som “western” negro e psicadélico.
A voz lacónica, desprendida, e passiva de Smith é perfeita, bem profunda no interior das canções e magnificamente misturada com as penetrantes guitarras e o saltitante orgão de Roback, carregando o disco de torturantes melodias. Resultado, uma música insensatamente excelente - assombrosa, sedutora e intoxicante, com espantosas letras – ouçam “Grains Of Sand”, “Fell From The Sun”, “All Souls” ou “Happy Nightmare Baby”.
Infelizmente ainda hoje é um disco obscuro e menosprezado.
_
Opal - Happy Nightmare Baby

1 comentário:

Joe disse...

...e difícil de encontrar. Muito o procurei!
Pessoalmente gosto mais de algumas coisas que o Roback fez depois com a diva seguinte (especialmente do "so tonight...", para mim o melhor dos MS), mas este disco abriu muitas portas. Foi aqui e no "trinity session" que o 'alt country' mais negro aprendeu o bê-a-bá. sem isto não sei se hoje haveria will oldham (nas suas 759encarnações), my morning jacket ou 16horsepower.

abraço