18 junho 2010

Rock # 14 - Elastica – “Elastica” (1995 Deceptive)

Ao abrir uma porta através da qual inúmeras bandas alternativas lideradas por mulheres não hesitaram em transpor, o disco homónimo de estreia das Elastica, também surgiu de um vácuo auto-imposto que as próprias seriam tolas em não quebrar. O disco apresentava canções curtas, afiadas e chocantes que eram tão breves como as melhores dos Ramones, e notoriamente instáveis como as primeiras dos Wire. E se essa última homenagem especial foi perdida quer nos advogados (os Wire queixaram-se da apropriação rítmica de “I Am The Fly” para “Line Up”), quer nos críticos, bandas como as Sleeper e as Echobelly (somente citando as que mais se destacaram), teriam sido muito mais puras sem a influência de canções como “Connection”, “Stutter”, “Line Up”, “Waking Up”, “Hold Me Now”, “Annie”, “Car Song”, “Vaseline” ou “2:1”.
“We’re crap at writing middle eights, and i get really bored when songs are longer than three minutes”, esta foi a única defesa a seu favor por parte da vocalista/guitarrista Justine Frischmann. As suas canções eram tão acentuadas e tão resolutas que rapidamente as Elastica foram absorvidas indiferentemente pelo “mainstream”. O seu segundo álbum não conseguiu acompanhar as expectativas que se criaram com a admirável estreia. Mas na sua rota para o esquecimento, elas ressuscitaram e reinventaram o minimalismo para uma geração sinfónica.
_

4 comentários:

M.A. disse...

E é preciso não esquecer que o "Waking Up" também se apropriada do riff inicial do "No More Heroes", dos Stranglers... Mas, que se lixe! Este é um daqueles discos em que cada canção é um potencial single. Ainda o oiço com extrema regularidade e noto que não tem perdido frescura.

Abraço!

Shumway disse...

Sim, desse e ainda do "Three Girl Rhumba", as meninas sabiam bem onde ir buscar o "ouro".
Eu contrariamente já não ouvia o disco à muito tempo, mas tal como tu, acho que não perdeu frscura.

Abraço

hg disse...

era viciado neste disco na altura em que saiu. e agora fiquei com vontade de voltar a ouvir. [tenho pena de nunca as ter conseguido "ouver" ao vivo]

Wellvis disse...

um dos discos que mais ouvi quando saiu. saudades destas meninas e menino. abs