26 julho 2007

The Detroit Cobras – “Tied & True” (2007 Bloodshot)

O regresso desta banda de “covers” é sempre de saudar, pois desde que os descobri em 2001, e numa carreira de 13 anos, só editaram 4 álbuns.
Criam versões de músicas soul, r&b e rock’n’roll dos anos 50 e 60 (pois são de Detroit), misturando os habituais clássicos com tesouros perdidos, mas transformando-as em exercícios garage-rock/ garage-soul.
“Life, Love & Leaving” (2001 Sympathy for the Record Industry) era esplêndido, quer ao nível conceptual, quer ao nível musical.
Este “Tied & True” (que conta com a contribuição de Greg Cartwright dos Reigning Sound) talvez não seja tão conseguido, no entanto destaques como as versões de “Nothing but a Heartache” (The Flirtations) e “I Wanna Know What’s Going On” (Art Neville), são do melhor que já fizeram.
Em canções como “You’ll Never Change” (Betty Lavett) ou “Puppet On a String” (Gino Washington) aventuram-se em territórios mais sombrios do que a banda alguma vez explorou.
A distinta voz, frágil “femme fatale” de Rachel Nagy é uma mais-valia. Como exemplo, a forma como transformam a versão de “Leave My Kitten Alone” de Little Willie John, que adquire um significado totalmente novo na voz “nicotinada”de Nagy. Em vez do típico cenário do homem que defende a sua dama, esta versão reforma os sexos e as sexualidades, sugerindo uma nova e mais volátil interpretação.
No catálogo da banda, “Tied & True” é outro capítulo na arte de “Be Cool”.

3 comentários:

M.A. disse...

Já tinham feito, com excelentes resultados, essa "reforma dos sexos" na versão de "Last Nite" dos Strokes incluída em "Stop me if you think you've heard this one before...", a compilação dos 25 da Rough Trade que, apesar do título, não traz qualquer versão dos Smiths. Mas, em compensação traz uma portentosa versão de "Tugboat" dos Galaxie 500 pelos British Sea Power.

Abraço

Joe disse...

Bela notícia! Nunca foram, nem pretendem ser, uma banda extremamente inovadora. Mas parece que misturam os ingredientes rock/soul/country num shaker diferente do das outras bandas. E com resultados bem catitas!
Abraço

Strumer disse...

conheço mal estes rapazes mas do que ouvi agradaram! conseguem por várias vezes grandes versões..;) vou ver se ouço este album...!