01 agosto 2007

Singles # 2 - Saint Etienne – “Only Love Can Break Your Heart” (1990 Heavenly)

Surgiram do nada com uma versão fantástica do original de Neil Young, e com o nome inspirado na famosa equipa francesa de futebol dos anos 70.
Pegaram no rústico original e transformaram-no numa excelente canção “pop” para a geração pós-rave, com uma batida irresistível, um crescendo de piano e um baixo orquestralmente mecânico, dando-lhe uma nova e impensável revisão.
Na altura sem vocalista definida, utilizaram Moira Lambert, que ao não acrescentar muita emoção na performance, acabou por favorecer a canção.
A mesma tornar-se-ia um clássico “chill-out” devido à excelente remistura realizada pelo mágico Andrew Weatherall, “mix of two halves” presente na versão 12” e na posterior re-edição em CD.
Como muito do trabalho inicial do St. Etienne (“Nothing Can Stop Us”; “Filthy”; Join Our Club"), “Only Love Can Break Your Heart”, é fortemente evocativo de uma época, o verão do início dos anos 90.

PS – Para os curiosos o original está no “After The Gold Rush”, e também é uma excelente canção, dentro do seu género.

Video

4 comentários:

M.A. disse...

Sou um coleccionador quase compulsivo de (boas) versões. E esta está entre as melhores. Qualquer dia ainda publico uma lista das 10/20 mais.

Conto contigo para a eleição das melhores canções dos Smiths, OK?

Abraço

Shumway disse...

Também já pensei numa lista dessas.
Em relação aos Smiths, claro que vou participar, mas como é uma eleição exigente, vou ter de perder algum tempo com a selecção.
Abraço

Unknown disse...

Clássico intemporal.

O Puto disse...

Ainda há uns tempos comprei uma pechincha: um "best of" dos Saint Etienne, que contém muitas pérolas pop do trio inglês. "Nothing Can Stop Us" é uma presença assídua nas minhas sessões.