11 setembro 2008

Electronic # 5 - Squarepusher - “Hard Normal Daddy” (1997 Warp)

Menosprezado pelos puristas do movimento “drum & bass” por não adaptar a sua música aos rígidos padrões em temas mais “DJ-friendly”, Squarepusher, ou melhor Tom Jenkinson, tornou-se no rei (ou será no bobo da corte?) do subgénero designado como “drill & bass”. Se em “Feed Me Weird Things” já tinha dado o mote, é “Hard Normal Daddy”, que conjuntamente com o EP “Big Loada”, melhor representa o seu apogeu estético. Através da sua destreza no baixo (existe ao longo do disco uma fantasia no renascimento de Jaco Pastorius) e a alienadamente febril e complexa programação das caixas de ritmos, Squarepusher, conseguiu a proeza miraculosa de reinventar o difamado género “jazz de fusão”, mas na perspectiva de um delirante fanático de “jungle”.
Apesar de “Rustic Raver”, “Chin Hippy” ou “Vic Acid” serem virtualmente impossíveis de se poderem dançar, excluindo talvez só bailarinos profissionais, estas faixas abrem novos caminhos rítmicos e possuem a virtude de após várias audições se poder compreender a percuciente complexidade implicada.
_

1 comentário:

Anónimo disse...

Encontro Nacional de Bloggers
O Fórum Cultura e Criatividade apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
Este evento, a realizar no dia 23 de Novembro, inserido nas actividades do FCC08 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
Assumindo os Blogues, cada vez mais, um papel preponderante na difusão e mesmo na criação de informação, posicionam-se como ferramentas importantes no processo de transmissão e partilha cultural.
É neste contexto, de serviço público e social, que prevemos a participação dos Bloggers no FCC08.
O Encontro Nacional de Bloggers resume o principal conceito do FCC08, na medida em se constitui como um encontro transversal às áreas culturais, reunindo-as e criando sinergias conjuntas que promovem a divulgação e o desenvolvimento cultural.
O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC08 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).
Obrigado e um abraço!
Dário Viegas
dviegas@agenciainova.pt