28 março 2009

Howling Bells – “Radio Wars” (2009 Independiente)

Este segundo disco do quarteto de Sydney, é uma grande evolução do seu disco de estreia, retendo e remexendo na fórmula que tornou esse disco tão hipnótico e excitante - o delicado balanço entre luz e escuridão - mas incorporando uma maior variedade de sons e estilos. É uma progressão natural do disco de estreia, que agradará aos fãs do disco de estreia e alcançara uma nova audiência. A intenção de mudar é evidente, notando-se uma maior engrenagem na produção e foi visivelmente acrescentada uma camada de brilho, mas a atmosfera de maquinação mantém-se.
Assentes nas distintamente assombrosas e idiossincráticas vocalizações de Juanita Stein (o seu lirismo desenvolveu-se desde o primeiro disco), as composições revelam configurações que seduzem o ouvinte numa calma submissão, pois Juanita exala vida em cada canção, dando-lhes profundidade, significado e beleza.
O resultado final são canções assustadoramente e ameaçadoras deslumbrantes, e verdadeiramente únicas. Começando na cuidadosa e estranguladora “Treasure Hunt”, passando pela hipnotizante e pensativa “Cities Burning Down”, pela apaixonada magnificência de “Nightingale” (simultaneamente taciturna e sedutora), pela brilhante melancolia de “Let’s Be Kids”, até chegarmos ao épico e altaneiro turbilhão de “pop” cinemático presente em “Into The Chaos” e ao notável clímax final no verdadeiro sofrimento da sincera “How Long” (com uma extraordinária e apaixonada vocalização que invoca Hope Sandoval dos Mazzy Star ).
Um disco esplêndido, uma viagem através de inumeráveis e divergentes emoções que nos estimulam e electrizam.
_

4 comentários:

prozac disse...

Goste muito do anterior... Ando a navegar em psicadélia com pó e quase não tenho comprado música recente. Vou ouvir este :)
Thanx
Shum

Strumer disse...

Muito bem....tinha este album na "lista de espera" mas parece que o vou ter q antecipar;) o album de estreia convenceu...vamos ver se este os confirma

Parece que sim...;)

Abraço

strange quark disse...

Só há poucos dias consegui um exemplar do primeiro disco, mas já o andava a ouvir (por empréstimo, digamos assim...) há bastante tempo. Gosto imenso do resultado, o que de antemão me deixa entusiasmado para continuar a seguir a banda com este disco. Quando tiver uma oportunidade financeira, a ver se vai na lista dos desejos...

Um abraço

O Puto disse...

No início torci um pouco o nariz, pois tenho o disco de estreia em grande conta, mas este cresce com as audições.