21 setembro 2009

Rock # 9 - The Jesus Lizard – “Goat” (1991 Touch And Go)

No seu segundo álbum, os lunáticos e depravados de Chicago cumpriram bem o seu papel dos primos retardados e alcoólicos dos britânicos Gang of Four. Nesta espiral de caos, produzida por Steve Albini, a sua sonoridade está no mais doentio, repulsivo e ameaçador possível em faixas como “Then Comes Dudley”, a psicótica “Nub”, a venenosa “Mouthbreaker”, “Monkey Trick” ou a paranóica “I Can’t Swin”.
O baterista Mac McNeilly e o baixista David Sims tocavam com uma ritmada subtileza fulminante, o guitarrista Duane Denison aparentemente arranha as cordas erradas para criar vibrantes “riffs” pós punk e o infame porta-voz David Yow, com o seu incomparável estilo vocal, capturara a alma de um imoderado e desarticulado personagem.
Depois de “Goat”, continuaram a fazer álbuns excelentes – como “Liar” de 1992 (e o famoso “single” a meias com os Nirvana, de onde provavelmente serão mais relembrados) – e repetidamente reinventaram-se a eles próprios, mas os verdadeiros fãs do rock aventuroso necessitam de “Goat”.
_

4 comentários:

M.A. disse...

E pelo que pude ver no Primavera, o passar dos anos não os amoleceu.
Já por várias vezes pensei em abordar este disco no meu tasco, mas faltam-me as palavras para o descrever com exactidão. Algo que, com este post, conseguiste na perfeição.

Abraço!

Minerva Pop disse...

Muito boa lembrança. O disco é realmente ótimo. E o blog contina bom como sempre. Só coisa de bom gosto. Parabéns!

Fiz um post sobre a minha banda preferida dentre as que estão na ativa. Dá uma passada lá no blog e me diz o que você achou. Sua opinião é qualificada e nos interessa muito.

Abraços,

Sandro
http://minervapop.blogspot.com

Shumway disse...

Sandro, não consigo compreender, mas não consigo colocar nenhum comentário no Minerva Pop.
Dá-se sempre um erro na página

Abraço

eduardo disse...

não tenho este mas qualquer post sobre esta banda é sempre bem vindo.