11 fevereiro 2010

Compilação # 6 - The Lines- “Memory Span” (2008 Acute) / “Blood Bank” (2008 Acute)

Tentar perceber porque é que do fértil período do “pós-punk” os The Lines ficaram na obscuridade, enquanto numerosas bandas do mesmo cânone foram redescobertas, é realmente uma grande incógnita.
Mas felizmente, e depois dos Fire Engines e The Prefects, a Acure decidiu remediar a situação ao editar duas compilações que cobrem os anos de actividade da banda de Rico Conning, entre 1978 e 1983 - “Memory Span” (que agrupa “singles”, faixas previamente não editadas e Peel Sessions) e “Flood Bank” (que reagrupa os dois discos originais que gravaram - “Therapy” e “Ultramarine”).
Extremamente imaginativos e focados, criaram um som verdadeiramente ecléctico, ao combinarem a estética “punk” com a música psicadélica, o “funk” e harmonias “dub”.
O resultado é um esparso e inteligente “pop-rock” abrupto e hipnótico, que relembra mas nunca imita contemporâneos como The Soft Boys, XTC, ou Wire.
O facto de terem criado a sua própria editora – Red Linear – fez com que tivessem a liberdade para experimentar e a capacidade de se desenvolverem ao seu próprio ritmo.
Do primeiro disco destacam-se o possível clássico “White Night”, o austero chocalhar de “Cool Snap”, o “disco-punk” de “False Alarm” e “Transit” e a espantosa “House Of Cracks”.
Do segundo, o temerário experimentalismo presente no minucioso “funk” de “Instincticide”, no indolente baixo e na tensa guitarra de “Stripe”, no zumbido electrónico de “Disenchanted”, na jubilosa e oscilante guitarra de “Tunnel Party”, e no arquétipo “post-rock” de “Blow A Kiss”.
Fascinante e essencial.

1 comentário:

M.A. disse...

Até sair esta compilação, ignorava o que andava a perder. Esta coisa do revivalismo post-punk tem o seu lado positivo...

Abraço